O DNI é a nova Identidade Digital, que será utilizada pelos brasileiros em todo o território nacional.
Essa nova Identidade Digital integra os dados constantes no Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e título de eleitor de cada usuário, tornando-se uma base unificada e autêntica.
Sua utilização dispensa a apresentação dos documentos que dão origem às informações que ela reúne.
A Identidade Digital (DNI) deve entrar em funcionamento em todo o Brasil a partir de março de 2021 para os 90 milhões de eleitores que realizaram a biometria.
Agora, será possível unificar documentos como CNH, RG, CPF e Título de Eleitor em um cadastro único, 100% digital.
Este novo modelo é administrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o órgão é responsável por armazenar e compartilhar essas informações com as demais agências do governo.
O que é Identidade Digital (DNI)?
A Identidade Digital, também conhecida como Documento Nacional de Identidade (DNI), é um registro de identidade unificado.
Em outras palavras, é uma carteira de identificação digital, que pode ser acessada por aplicativos para celular.
Em suma, a exibição nos aplicativos têm a mesma validade que a aceitação dos documentos originais impressos.
Neste momento, reúne os números do CPF, da Certidão de Nascimento, além do Título de Eleitor.
Posteriormente, outros documentos vão ganhar espaço no registro, incluindo o RG, a CNH, além do Certificado de Reservista, entre outros.
Passso a Passo – Como Emitir o Documento de Identidade Digital
Qualquer pessoa poderá emitir a carteira de Identidade Digital (DNI), sendo necessário o cadastro da biometria.
Em breve, seu novo modelo será incorporado aos demais documentos de identidade tradicionais.
1 – Como realizar a biometria?
Como cada indivíduo é único e possui características singulares, a biometria foi escolhida para a identidade digital.
Abaixo seguem os passos necessários para o registro:
– Verifique no site da Justiça Eleitoral se o cadastramento já está disponível no seu estado;
– Clique no seu estado e selecione “agendar atendimento”;
– Efetive o agendamento, informando seus dados pessoais;
– Selecione sua Zona Eleitoral, conforme seu Título de Eleitor, e, em seguida, escolha a data e hora de preferência;
– Pronto. Você irá receber o protocolo do agendamento com local e data escolhida. (imprima e guarde o protocolo).
No dia agendado, compareça ao cartório eleitoral com o protocolo, além de um documento de identidade com foto, legível e dentro da validade.
Para assegurar seu cadastro no Documento Nacional de Identidade, é recomendável levar um comprovante de residência recente.
2 – Como gerar sua Carteira de Identidade Digital (DNI)?
DEPOIS de concluída a etapa da biometria, você pode gerar a sua Identidade Digital (DNI) através dos aplicativos oficiais disponíveis para Android e iOS (assim que estiverem disponíveis para o público).
Primeiramente, será necessário instalar o aplicativo em seu celular.
Em seguida, faça o pré-cadastro, e compareça a um dos postos de atendimento indicados.
Após a confirmação da biometria pela Justiça Eleitoral, a carteira de Identidade Digital (DNI) poderá ser emitida no próprio celular ou dispositivo eletrônico.
Na data deste artigo, o aplicativo DNI (Documento Nacional de Identidade) ainda não está liberado ao público. Atualmente encontra-se em fase de testes.
APLICATIVO CARTEIRA DE IDENTIDADE DIGITAL
Atualmente não é possível tirar a Carteira de Identidade Digital, por alguns motivos. Primeiro, o acesso ao documento está em fase de testes, tendo sido liberado para apenas 2 mil servidores em 2018, e desde então o programa não foi expandido.
Segundo, os Apps para iOS e Android ainda não estão disponíveis para o público e, por fim, o DNI depende da conclusão do processo de cadastramento biométrico de todos os eleitores do país, que está em fase de andamento.
Apenas quando todos estiverem cadastrados, a Carteira de Identidade Digital será liberada.
No entanto, você pode se adiantar e já cadastrar a biometria do seu Título de Eleitor, se ainda não o fez (veja acima como fazer).
A Identidade Digital (DNI) substitui o passaporte?
Não. Embora exista um planejamento para expandir o uso da Identidade Digital (DNI), o passaporte não deve ser integrado.
Isso porque além dos inúmeros dispositivos de segurança, é um documento que depende da aceitação em diversos outros países.
Por outro lado, há um projeto de lei em tramitação para dispensar a prova de vida utilizando a biometria da Identidade Digital (DNI).
Outra questão relevante é quanto a validade dos documentos unificados pelo novo formato digital. Em outras palavras, a data de validade do RG ou CNH não será alterada simplesmente por estar apresentada no formato digital.
A Identidade Digital foi aprovada pelo Congresso em 2017, e posteriormente, sancionada pelo presidente Michel Temer. O documento único, portanto, é válido em todo o território nacional.
Identidade Digital – Segurança
A Identidade Digital é estruturada em procedimentos de segurança que buscam garantir a autenticidade e a integridade do seu conteúdo.
O DNI vai evitar fraudes, assegurando que ninguém seja capaz de se passar por outro cidadão em situações que exijam identificação pessoal por organizações públicas e privadas.
Esse alto nível de proteção é possibilitado pela utilização de informações biométricas, que são únicas em cada sujeito.
Documento de Identidade Estados (x) Identidade Digital (DNI)
Outra ação a ser implantada é a inserção do número do DNI nos documentos de identidade que são emitidos pelos estados da federação.
Hoje em dia, o sistema de identificação nacional é feito por regiões, de modo que um mesmo indivíduo pode ter diversas identidades em vários estados.
Com o formato digital, o problema dessa multiplicidade é extinto, já que há a comparação instantânea das informações biométricas na base de dados.
RG DIGITAL
Por meio de aplicativo específico, o “RG DIGITAL”, a identidade virtual pode ser baixada e armazenada em aparelho celular, de forma gratuita. O documento digital é válido em todo o território nacional.
👉 Clique Aqui veja mais sobre o RG Digital
Como o RG Digital é possível carregar a identidade digital no celular e solicitar a 2ª via do documento físico sem sair de casa.
Veja mais informações sobre:
📟 – CNH Digital – Fazer, cadastrar e ativar
💳 – RG Digital – Como fazer e Aplicativo
🚘 – CRLV Digital – Imprimir e Baixar App
👤 – Nova Carteira de Identidade Digital